terça-feira, 12 de setembro de 2017

Casa de Respeito (Egy Erkölcsös Éjszaka) 1977

Grande parte do filme passa-se num bordel gerido pela madame (Iren Psota). Quase todas as suas meninas interessam-se pelo Dr. Jeno Kelepei (Gyorgy Cserhalmi), que não é um homem particularmente atraente, nem rico, e de acordo com as meninas, nem a sua "inteligência" as impressiona. No entanto, todas se derretem à sua volta. Um dia Jeno conta à madame que a sua mãe lhe enviou 120 coroas, e a sua renda são 90. Reclama que não lhe sobra muito dinheiro, e gosta de fazer a sua visita habitual ao bordel. Fazem um acordo em que ele poderá viver lá e pagar 90 coroas, mas nunca poderá chegar aos ouvidos da mãe, ou ela não lhe envia mais dinheiro. 
Como este filme é uma comédia, é fácil de adivinhar o que se segue. A mãe, um dia, faz-lhe uma visita inesperada, causando muitos distúrbios no bordel. As jovens têm de manter o seu trabalho em segredo até a mãe de Jeno ir embora, que pensa que aquela moradia é um local com quartos de aluguer. 
Uma comédia baseada num pequeno conto de Sandor Huyady, "The House With The Red Light", "A Very Moral Night" está vagamente ligado aos sucessos anteriores de Károly Makk, "Amor" (Szerelem) e "Jogo de Gatos" (Macskajáték), em primeiro lugar porque em todos estes três filmes são as mulheres as figuras centrais da acção, e em segundo lugar pela fotografia de János Tóth. Ao lado de grandes nomes como Bergman ou Antonioni, Makk tornou-se num especialista no retrato da alma de uma mulher no grande ecrã. 
Talvez a coisa mais encantadora neste filme seja a forma como a pequena e frágil velhinha encanta o bordel, com um grande sorriso sobrenatural, ensinando às jovens prostitutas os maiores segredos da vida, acima de tudo, pelo seu magnífico humor e boa disposição, mesmo perante situações adversas. 
Filme muito raro, tem legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: