sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A Face Oculta (The Dark Half) 1993

Um escritor tem um pseudónimo literário com o qual escreve violentos livros de crime. Thad é um jovem que ao ser operado para tirar um tumor do cérebro descobre ter na cabeça o cérebro de um possível irmão gémeo, que nunca se desenvolveu. Anos mais tarde, Thad é um escritor de sucesso, mas também produz literatura barata sob o pseudónimo de Geroge Stark. No entanto, quando é ameaçado por alguém que descobriu o seu segredo, ele "enterra" George Stark. A partir dessa altura, ele torna-se o principal suspeito de uma série de assassinatos chocantes.
"The Dark Half" quase que pode ser considerado o filme esquecido de George A. Romero. Não faz parte da sua famosa série dos mortos-vivos, nem faz parte da série dos seus filmes mais baratos, como "Martin", "Knightriders", ou "The Crazies". Tal como "Creepshow" é uma colaboração com Stephen King, e uma tentativa de entrar no mundo do cinema mainstream, infelizmente falhada, apesar do filme ter algumas qualidades.  Romero a adaptar muito fielmente um romance de Stephen King sobre a dualidade da personalidade, ou, de forma mais melodramática, a besta dentro de nós. 
Para ajudar a tentativa de entrar no mainstream, temos um elenco bastante competente, com alguns actores de créditos firmados (Timothy Hutton, Amy Madigan, Michael Rooker, Julie Harris - três deles já tinham sido nomeados para os Óscares), mas algo falhou na tentativa de comunicar com o público. Hoje em dia ainda divide muitos os fãs do realizador, havendo uma minoria que aprecia bastante o filme.

Link
Imdb

1 comentário:

Emanuel Neto disse...

Eu, sempre que me deparo com Timothy Hutton, a primeira coisa que me vem à cabeça é uma série de TV policial em que ele era protagonista juntamente com o ator Maury Chaykin. A série chamava-se "Um Mistério de Nero Wolfe" e passou na RTP 2 há muitos anos.