sábado, 12 de janeiro de 2019

Sans Soleil (Sans Soleil) 1983

Uma mulher não identificada (Alexandra Stewart) lê cartas de um cameran fictício e invisível, cujas filmagens diversas (algumas filmadas por amigos fotógrafos de Marker), junto com imagens de arquivo e sequências de vídeo sintetizadas, montadas formam um "relatório do outro mundo". Saltando entre diversos lugares em África, Japão. São Francisco, Guiné-Bissau, Islândia e as ilhas de Cabo Verde, "Sans Soleil" é estruturado entre opostos e justaposições: primeiro e terceiro mundos, felicidade e tristeza, quietude e movimento, passado e presente, fantasia e realidade. 
Explorando a sociedade japonesa, Chris Marker evita e concentração  no milagre económico do país e, em vez disso, regista cerimónias comemorativas, sejam elas para as almas dos animais de estimação que partiram, seja para os civis que morreram na Segunda Guerra Mundial. E ele caminha entre os rostos da Tóquio adormecida e os filmes de terror sexo e samurais, para mostrar a idéia da cidade como um sonho colectivo.  Existe também uma investigação sobre "Vertigo" de Hitchcock, porque para Marker é o único filme "capaz de retratar a memória impossível e insana".
"Sans Soleil", de Chris Marker, é sem dúvida muito rico e complexo, e difícil de ser digerido num só visionamento. Intrigados pelos seus estranhos ritmos, as suas imagens caleidoscópicas, e os seus aforismos filosóficos, talvez seja melhor voltarmos ao início do filme.

Link
Imdb

Sem comentários: