quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A Semente do Mal (The Bad Seed) 1956

Christine Penmark parece ter tudo na vida: uma casa adorável, um marido amoroso, e a filha mais "perfeita" do mundo. Só que as coisas nem sempre são o que parecem, e desde a infância que Chhristine sofre com o mais terrível pesadelo recorrente. E as realizações da filha "perfeita" incluem mentir, roubar, e possivelmente muito pior. Apenas Christine desconfia da verdade sobre a filha, e apenas o seu pai sabe a verdade sobre o seu pesadelo.
A cópia original da Warner Bros. tinha no trailer o resumo da natureza surreal de "The Bad Seed,", adaptado de uma peça famosa de Maxwell Anderson, por sua vez inspirada no livro de William March. O trabalho de Anderson era frequentemente adaptado para o cinema por realizadores e argumentistas, sendo "Key Largo" uma das mais famosas adaptações, a par do seu argumento de "Death Takes a Holiday", e o seu trabalho neste filme em questão, obras que revelam o trabalho de Anderson no thriller e no reino da fantasia. Quando o realizador Mervyn LeRoy esta peça no teatro, ficou determinado a transforma-la num filme. 
O filme iniciou o sub-género "filho maléfico", com a interpretação da jovem Patty McCormack a ser absolutamente arrepiante, mas a história é baseada na mãe (Nancy Kelly), também ela com uma interpretação avassaladora. Isto tem mais a ver porque o filme foi adaptado da versão para o palco, com muitos actores a repetirem os seus papeis no cinema. "The Bad Seed" é sem dúvida um trabalho de mulheres, e foi graças a isso que três actrizes foram nomeadas para um Óscar nesse ano. Para além de Kelly ser nomeada para actriz principal, também McCormack e Eileen Heckart foram nomeadas para actrizes secundárias. 
Nota, o filme nunca estreou em Portugal, por isso o título foi livremente adaptado por mim. No Brasil chama-se "A Tara Maldita". 

Link
Imdb

Sem comentários: