Em El, o realizador Luis Bunuel alega que a insanidade incontrolável pode crescer até mesmo nos homens mais racionais. Francisco imagina que o ex-amante da esposa os está a espiar. No inicio, os ciúmes manifestam-se em breves explosões de violência contra intrusos fantasmas. Mas a loucura do noivo floresce até que ela deixe de estar acessível aos outros. Bunuel alterna a desintegração de Francisco com os seus ataques normais ao catolicismo: a igreja não pode oferecer nada a este homem infeliz, a não ser mentir-lhe, que ele está curado, e no fundo todos sabemos que ele nunca estará. O critico William K. Everson acertou em cheio quando considerou o filme como "a mais cínica dissecação de um paranoico em loucura total".
Realizado no auge do período mexicano de Luis Bunuel, "El" é um dos seus maiores filmes, apesar de ser pouco conhecido. Ironicamente, não tem nada de mexicano. É um simples retrato de um paranoico, que, como um poeta, "nasce, não é feito", diz o realizador na sua autobiografia.
Link
Imdb
4 comentários:
Feliz 2019 ao M2TM!!!
Obrigado por mais uma pérola da 7ª Arte.
E que este ano que agora começa seja rico em bons filmes.
Votos de Saúde e Felicidade para os responsáveis deste maravilhoso blog.
Obrigado Ronan. Somos só um :)
Cara, o teu blog é simplesmente uma das coisas mais maravilhosas que existem, haha. Te desejo um excelente 2019. E uma coisa: como tu consegue ver tanto filme? hahah
Grande abraço e tudo de melhor sempre!
Ora essa, é apenas mais um.
Um bom ano :)
Enviar um comentário