terça-feira, 30 de junho de 2020

El Pisito (El Pisito) 1958

Rudolfo e Petrita vivem em quarteirões separados de Madrid, enquanto procuram ter um pequeno apartamento em conjunto (ou "pisito", no dialecto espanhol). Infelizmente, os seus baixos salários impedem-nos de ter um. Os colegas de Rudolfo sugerem que ele se case com a velha e frágil Dona Martina, que é a principal inquilina do apartamento onde ele se hospeda. De acordo com a lei espanhola do aluguer, ele pode herdar o arrendamento da sua esposa.
Marco Ferreri nasceu em Milão (Itália), mas a sua carreiro começou em Espanha. Os três filmes que por lá realizou são amplamente reconhecidos como obras fundamentais para o desenvolvimento do cinema espanhol na década de 60. Ferreri queria ser veterinário, mas depois acabou por estudar para jornalismo. Depois de escrever numa revista de cinema que rapidamente se tornou popular, que contava com artigos de realizadores bem conhecidos como Visconti, De Sica e Antonioni, acabou por se tornar assistente de realização e produção de alguns realizadores de nomeada. Em 1955 viajou para Madrid, onde conheceu Rafael Azcona, que mais tarde se tornou um dos seus colaboradores mais próximos.
Em 1958 ele co-realizou "El Pisito" com Isidoro Ferry. O argumento, escrito por Azcona, é baseado na novella "Pobre, paralítico y muerto", e tornou-se num grande sucesso da crítica e popular. O filme reflectia a falta de habitações disponíveis na altura, e as subvenções que o estado deu para a construção de vários apartamentos com preços moderados. Com o seu humor negro, o filme apresentava o mesmo tipo de critica social à corrupção e especulação de terrenos urbanos, característico de obras posteriores de Ferreri e Azcona. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: