terça-feira, 16 de junho de 2020

Cómicos (Cómicos) 1954

Uma jovem actriz de teatro com desejos de sucesso chamada Ana Ruiz (Elisa Galvé), rebaixada para papéis secundários, pode realizar o sonho de se tornar protagonista de uma nova peça. O único obstáculo para alcançar o seu objectivo, é que o empresário que promove a peça, Carlos Márquez (Carlos Casaravilla), quer que Ana seja sua amante, mas ela está apaixonada por Miguel (Fernando Rey).
Depois de Juan António Bardem ter um início de carreira em comum com Luis Garcia Berlanga, com o qual realizou em conjunto "Esa Pareja Feliz" e escreveu alguns argumentos, a carreira de ambos seguiria caminhos separados. Desta forma, "Cómicos", realizado em 1954, seria o primeiro filme a solo de Bardem, que no final se tornará numa homenagem realista ao mundo do teatro, um mundo ao qual ele pertenceu, já que fazia parte de uma família de actores.
Como documento, tenta expôr a grandeza e as muitas misérias de uma profissão tão pouco reconhecida. Das dificuldades económicas, da renúncia à estabilidade sentimental, dos ciúmes profissionais ou a promiscuidade usual, para não chamá-la directamente de prostituição, à qual alguns iniciantes são forçados. Tudo isto por uma vida diferente, por uma liberdade paradoxal em que a melhor recompensa é o elogio à vaidade, e, num reconhecimento imediato, pelo meio de aplausos.
Bom para o seu primeiro filme, pela intimidade do tema, embora a exposição não seja inconclusiva, contrasta com os seus trabalhos posteriores, "Muerte de un Ciclista", "Calle Mayor", que atingem um discurso de verdadeira dureza crítica. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: