segunda-feira, 15 de junho de 2020

Condenados (Condenados) 1953

A acção passa-se numa localidade na região espanhola de "La Mancha", onde uma mulher, "Aurelia" (Aurora Bautista) trabalha nas suas terras com a ajuda de um jovem estranho (Jose Suarez), acabado de chegar a esta localidade. O marido de Aurelia (Carlos Lemos) está na prisão por um crime cometido por um ataque de ciúmes, e tudo vai bem até que o marido recupera a liberdade trazendo consigo os fantasmas que rodeiam a sua alma.
Adaptação de uma peça de teatro homónima de Jose Suarez Carreño, vencedor do "Lope de Vega" de 1951, que nos mostra uma Castilla tão seca como os seus habitantes, homens e mulheres. É um dos melhores exemplos da  chamada "España Negra", e dos valores morais mais difíceis no pós-guerra civil espanhola, e provavelmente não encontrará uma ocasião mais propícia a esta forte tragédia, assinada por Manuel Mur Uti, em 1953.
É uma espécie de continuação de "Cielo Negro", estreado dois anos antes, e conta outra história baseada numa personagem feminina, Aurélia, num massacre continuo, que aparece como a causa e a consequência, e como isso encaixa claramente na cultura patriarcal daqueles tempos. A personagem de Aurélia é interpretada por Aurora Bautista no auge da sua carreira, depois de interpretar filmes como "Agustina de Aragon", "Pequeñeces" ou "Locura de amor."
Legendas em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: