sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Uma História Preversa (Una Sull'altra) 1969

Os irmãos George e Henry Dumurrier (Sorel e De Martino) administram uma clinica particular onde o primeiro faz declarações falsas sobre a prática para gerar publicidade. Longe da clínica, George deixa a sua esposa doente, Susan (Mell) entregue aos cuidados da sua irmã (Domergu), enquanto tem um caso com Martha (Martinelli), a esposa de um contacto comercial. Quando George recebe um telefonema informando-o que a sua esposa  morreu, o seu choque é acompanhado pela descoberta subsequente de uma apólice de seguros que fará dele 2 milhões de dólares mais rico. Será que ele teve alguma coisa a ver com a morte da esposa?
Lucio Fulci dirigiu 5 giallos que são todos originais no que diz respeito a este género popular, ao contrário dos seus conterrâneos que faziam os seus filmes quase sempre "by the book", ou imitavam os outros que eram mais bem sucedidos no género. O que também é surpreendente sobre os quatro primeiros giallos de Fulci é como a violência era contida, em muitos casos encontrava-se fora da tela. "Uma História Preversa" apresentava-se mais como um thriller de Alfred Hitchcock e distanciava-se do estilo e dos clichés que prevaleciam na maior parte dos filmes dos anos 70. Não esquecer também que ainda faltava aparecer Argento com o seu mega-sucesso, para dar o exemplo.
"Uma História Preversa" tem lugar em vários exteriores memoráveis como Reno, San Francisco ou San Quentin, e o realizador faz um bom proveito dos exteriores à sua disposição. Fulci, nesta altura da sua carreira era mais conhecido pelas suas comédia, e seria a sua primeira incursão no thriller.  
Nos últimos 30 minutos haverá um grande número de voltas e reviravoltas e uma tensão crescente, um bom indicador da qualidade dos filmes do realizador na década seguinte. 

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: