domingo, 17 de fevereiro de 2019

Paranoia (Paranoia) 1970

Helen foi convidada por Susan depois de acidente de carro quase fatal, para ficar na villa da esposa do seu ex-marido Maurice. Rapidamente as duas descobrem que têm muito em comum, e que Maurice é um playboy sempre de olho na sua própria conquista. Susan oferece a Helen uma grande soma de dinheiro para matar Maurice, mas será que elas vão conseguir, ou será que as coisas não são bem assim?
 Umberto Lenzi é mais conhecido pelos filmes de canibais e policiais que fez na parte final da sua carreira. Passou a primeira década da sua carreira a dirigir filmes de espionagem, peplums, e filmes de aventuras de super-heróis baseados na personagem Kriminal. Em 1969 estreava-se na fase mais criativa da sua carreira com o thriller "Orgasmo", ao qual se seguiriam uma série de thrillers, alguns deles com a actriz americana Carroll Baker como protagonista, incluindo este "Paranoia", 
Alguns deles eram apenas thriller, mas outros aproximavam-se mais do Giallo. O nível de violência em "Paranoia" era muito menor do que nos outros giallos da época, estava mais alinhavado com o estilo de Alfred Hitchcock, e também usava a nudez e o sexo em substituição da violência.
Visualmente "Paranoia" é um filme muito bonito de se ver, com muitas sequências que contribuem para o clima da cena. O ritmo do filme é impecável, pois Lenzi espalha cada vez mais revelações para o seu maior impacto. Uma das partes mais impressionantes da realização de Lenzi são as duas sequências em que Helen dirige freneticamente por uma montanha longa e sinuosa por estradas muito estreitas e mostrar o sex appeal de Carroll Baker numa cena na casa de banho e em alguns momentos em que ela usa pouca roupa.

Link
Imdb

Sem comentários: