terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Giallo - Sangue e Estética

A palavra "giallo" tem estado muito em voga nos últimos meses, graças ao remake do filme de Dario Argento "Suspiria" (1977), por outro italiano, Luca Guadadgnino. O remake gerou alguma polémica porque não seguia directamente os padrões e a história do filme de Argento, que na realidade não é um giallo no verdadeiro sentido da palavra. Por outro lado, o filme de Guadadnino parece aproximar-se mais deste género, em vários factores, e o próprio chegou a dizer que o verdadeiro objectivo era prestar uma homenagem ao Giallo. Mas afinal, o que é o Giallo? é isso que vamos ficar a saber nas próximas semanas, mas antes aqui fica uma pequena introdução. Carreguem no botão do play aqui em baixo, e leiam com atenção os parágrafos seguintes.


Giallo, que significa "amarelo", é o termo italiano para a ficção policial, em homenagem às cores amarelas brilhantes das primeiras histórias de mistério que vinham nas contra-capas dos jornais. Em Itália o giallo pode ser uma história de qualquer nacionalidade, mas o público de cinema no exterior adoptou o nome como um subgénero peculiarmente italiano, de cinema de suspense que teve o seu auge durante a década de 70 do século passado. Embora as definições possam variar de pessoa para pessoa, o giallo é mais frequentemente caracterizado como um filme italiano de crime com elementos de mistério e assassinato. Geralmente baseia-se num conjunto de convenções comuns: assassinatos estilizados, detectives amadores, luvas negras, memórias reprimidas, títulos enigmáticos, a música assustadora de Ennio Morricone, e sangue, muito sangue, e sangue bem vermelho.
Os seus parâmetros são vagos, deixando muitos exemplos mais perto de outros géneros do que propriamente do giallo em si. Um exemplo disso é o próprio "Suspiria" de 1977, que se aproxima muito mais do Terror Gótico, mas que mesmo assim vamos incluir neste ciclo. E é um género que tradicionalmente mistura a alta e a baixa cultura. Vamos ver filmes que serão um brilho do ponto de vista artístico, e outros que serão o oposto.
Se existe um nome mais frequentemente associado ao Giallo, é o de Dário Argento. Um ex-crítico e argumentista de cinema que se virou para a realização com "O Pássaro com Plumas de Cristal" (1970), com Tony Musante a interpretar o papel de um escritor americano em Roma. Ao passar por uma galeria de arte no final de uma noite ele vislumbra um ataque brutal a ocorrer lá dentro. De repente, ao ficar encurralado entre as portas de vidro duplo, vê-se impotente para intervir, com um misterioso assaltante a fugir, e a vítima a ficar a sangrar. O nosso herói vê-se arrastado para a investigação que se segue, e segue um trilho de pistas que o levam a uma série de crimes terríveis, uma pintura macabra de um crime esquecido, e uma pista obscura na forma de um pássaro com penas parecidas com vidro.
O sucesso do filme foi tal que o próprio Argento voltou ao género várias vezes, e influenciou uma série de outros realizadores, que tentaram copiar e seguir o filão, tal como acontecia no Western Spaghetti em relação aos filmes do Sérgio Leone.
Argento deu o pontapé de saída para o período mais prolífico mas não foi o primeiro a iniciar-se no género. Alguns anos antes já outro nome de peso andava no território,  Mário Bava, director de fotografia de créditos firmados, e que já tinha dado o pontapé de saída para outro género popular na época, e que andou muitas vezes de mãos dadas com o Giallo. Tratava-se do Terror Gótico, e o primeiro giallo no verdadeiro sentido da palavra, também era seu: "La Ragazza Che Sapeva Troppo" (1963).
Por agora não vamos contar muito mais histórias. A história do Giallo vai contar-se por si própria ao longo deste ciclo, que irá incluir 25 filmes, dos mais populares aos mais obscuros, mas o meu objectivo é que fiquem pelo menos a conhecer bem o género. Já agora fiquem a saber que o Giallo foi género que mais directamente influenciou os "slashers" americanos.


Para começar o ciclo fiquem com este excelente sobre o género. Tem legendas em inglês para as partes em italiano.

Yellow Fever: The Rise and Fall of the Giallo (2016)
Link
Imdb

Sem comentários: