sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Aventurera (Aventurera) 1950

Abandonada depois da sua mãe fugir com outro homem, e o seu pai se matar, Elena tenta fazer uma nova vida numa nova cidade. Acreditando que Lúcio é um amigo vai jantar com ele, mas este droga-lhe o champanhe e vende-a para Rosaura, que dirige um bordel num clube nocturno. Elena torna-se uma sensação como dançarina, mas ela pretende vingar-se contra todos que conspiraram contra ela.
No final da década de quarenta o México vivia um boom económico que deslocou a vida do campo para as cidades. Os filmes foram inevitavelmente afectados por essa tendência, com os realizadores mexicanos rapidamente responderam criando um novo género para trazer a cidade e as suas múltiplas tentações para as massas. Este género foi chamado de "cabaretera", uma mistura bizarra de música, melodrama e noir, com doses liberais de sexo (principalmente sadismo) e o que agora chamaríamos de "high camp", passados nas casas de prostitutas, bares baratos, e ruas escuras cheias de pecado. Cidades como Ciudad Juarez. Não que estes locais fossem sitios exclusivos da cabaretera, porque também havia um forte elemento do conflito de classes que também exigia elementos ricos contrastantes, tipicamente povoado por hipócritas, que estavam fora do alcance dos cantores e dançarinos que dominavam estes filmes.
O cabaretera tornou-se um marco no cinema mexicano do pós-guerra e rendeu muitas estrelas, mas nenhuma foi tão popular como Ninón Sevilla, uma dançarina cubana de rumba que se tornou um sucesso internacional com base em interpretações espirituosas em filmes com títulos tão desprezíveis como, "Victims of Sin",  "Sensuality", "I Don’t Deny My Past", e a inquestionável obra-prima do género, "Aventurera", de Alberto Gout. Sevilla não é uma beleza típica mas tem uma vivacidade feroz como dançarina e actriz, numa personalidade que combina de forma deslumbrante a inocência e a sensualidade.
"Aventurera" é um filme que surpreenderá os espectadores que associam os anos 40 com repressão e convencialismo. As atitudes do filme, particularmente em relação a Elena, têm um toque distintamente moderno, apesar de muitas armadilhas do período na forma de números musicais, dos cenários, e principalmente dos aspectos preventivos e redentores da história.
Legendas em inglês.
Filme escolhido pelo Vasco Baptista Marques.

Link
Imdb

Sem comentários: