quarta-feira, 6 de julho de 2022

Lon Chaney: The Man of a Thousand Faces

 O seu nome original era Leonidas Frank Chaney, mas ficou conhecido como Lon Chaney, um actor cuja versatilidade e performances comoventes até mesmo nos personagens mais macabros são clássicos do cinema mudo. 
As habilidades de Chaney como actor de cinema mudo foram aprimorados durante a infância, quando aprendeu a comunicar com os pais surdos através de expressões faciais e linguagem de sinais. Ainda jovem trabalhou em vários biscates, até se tornar actor aos 19 anos numa peça que escreveu com o irmão. Depois de vários anos em tournée e um sucesso apenas moderado conhece a actriz e cantora Cleva Creighton, acabando por casar com ela, tendo trabalhado os dois juntos com o filho. Sua carreira no teatro descarrilou em 1913, quando Cleva tentou suicidar-se e o subsequente divórcio, ao mesmo tempo que Chaney se estreava no cinema, primeiro em pequenos papéis, depois tornando-se numa lenda, como iremos ver neste ciclo. 
Nos próximos tempos iremos ver os filmes mais relevantes de Lon Chaney. Espero que gostem. Nada como começarmos com o vídeo embaixo.

Sem comentários: