terça-feira, 28 de junho de 2022

O Prisioneiro de Zenda (The Prisoner of Zenda) 1979

O idoso Rei Rudolf da Ruritânia morre num acidente de balão e o herdeiro, príncipe Rudolf, que se encontra em Londres, torna-se alvo do seu irmão, o Duque Michael, que quer matá-lo para assumir a coroa. Na viagem de Londres até à Ruritânia, Rudolf é ajudado pelo cocheiro Syd Frewin, um sósia que toma o seu lugar.
A habilidade do comediante Peter Sellers em desempenhar vários papéis no mesmo filme tornou-se uma muleta em alguns filmes do final da carreira do actor, incluindo "A Vingança da Pantera Cor de Rosa", contando com o truque de esconder Sellers atrás de acentos patetas, e fantasias ainda mais patetas. Em "O Prisioneiro de Zenda" Sellers interpreta um monarca em extinção e o seu sósia plebeu. Embora o romance original de Anthony Hope no qual o filme se baseia tenha uma narrativa bastante sólida, que a história tenha sido adaptada várias vezes,  mas aqui os argumentistas optaram pela sátira, que por vezes deixa um pouco a perder. 
Realizado pelo americano Richard Quine, que termina a sua carreira com os dois mesmos filmes de Peter Sellers, tinha no elenco de apoio nomes como Lynn Frederik, Lionel Jeffries, Elke Sommer, Jeremy Kemp, entre outros. 

Sem comentários: