segunda-feira, 9 de agosto de 2021

L'Amant de lady Chatterley (L'Amant de lady Chatterley) 1955

"L'Amant de Lady Chatterley" é baseado num romance de 1928 do mesmo nome de D.H. Lawrence, que ganhou notoriedade durante os anos 30, altura em que a obra foi proibida e contrabandeada para os Estados Unidos, em edições pirateadas e expurgadas, e na peça escrita por Gaston Bonheur e Philippe de Rothschild, a partir do mesmo livro. Num relato em defesa do livro num caso histórico de censura em 1959, Charles Rembar observa que o livro foi amplamente proibido porque apresentava actos proibidos em detalhes proibidos, e descrevia-os também numa linguagem proibida. 
O filme retém algum do sabor original do romance, mas apresenta os actos proibidos com muito menos detalhes, enquanto que a linguagem gráfica usada para descrever os órgãos genitais e as funções corporais foi removida. O enredo, no entanto, permanece o mesmo. Connie Chatterley é uma jovem nobre casada com um barão tirânico, Clifford Chatterley, que está paralisado da cintura para baixo e sexualmente impotente depois de um acidente na Primeira Guerra Mundial. Aparentemente apaixonada pelo marido, mas ainda jovem e no seu auge sexual, Connie tem um breve e insatisfatório caso com alguém do seu circulo social..
Mais um caso de um filme que passou pela alfândega dos Estados Unidos, sem ter sido bloqueado, apesar de ser baseado numa obra maldita nos Estados Unidos, a quem já tinham tentado adaptar ao cinema no passado, sem sucesso. A Kingsley International, a distribuidora do filme nos Estados Unidos, recusou-se a fazer cortes antes do filme ser exibido, o que levou a uma dura disputa entre as barras do tribunal entre ela e a cidade de Nova Iorque, onde o filme só pode ser exibido três anos depois.
Legendas em inglês.

Sem comentários: