terça-feira, 31 de agosto de 2021

A Stranger Knocks (En fremmed banker på) 1959

 "Stranger Kncks" passa-se numa área isolada na costa da Dinamarca, onde a viúva Vibeke vive sozinha desde que os nazis mataram o seu marido durante a Segunda Guerra Mundial. Quando um homem chega à sua porta numa noite tempestuosa ela agradece-lhe a companhia e sente-se fisicamente atraída por ele. Ele não revela que é um fugitivo das autoridades dinamarquesas e refugiado nazi, que pode muito bem ter sido o responsável pela tortura e morte do seu marido...
As tentativas de censurar "A Stranger Knocks" em Nova Iorque levaram a uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que a lei da censura estadual que foi usada para avaliar cerca de 18 mil filmes entre 1929 e 1965, violava o processo da Décima Quarta Emenda. O exibidor apresentou o filme ao Conselho de Regentes do Estado de Nova Iorque, que se recusou a emitir uma licença para exibição do filme, sob o argumento de que era obsceno porque continha duas cenas de relações sexuais. Os advogados do distribuidor contestaram a decisão, e ganharam. O Conselho de Regentes apelou ao tribunal de Recursos de Nova Iorque, que voltou a reverter a decisão, desta vez contra o distribuidor. 
O tribunal decidiu que o conselho não precisava de aplicar o teste da obscenidade aplicado pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que exigia que os censores considerassem se o "tema dominante da obra como um todo", apelava ao "interesse lascivo". O tribunal escreveu: "Se esse requisito fosse aplicável a casos desta natureza, a lei seria incapaz de lidar com casos da pornografia mais grosseira que se possa imaginar". Na altura foi considerado um dos filmes mais provocativos de todos os tempos.
Legendas em inglês.

Sem comentários: