quinta-feira, 12 de agosto de 2021

A Voz do Desejo (Baby Doll) 1956

"Baby Doll" é o resultado da combinação e expansão de duas peças de Tenneessee Williams, "Twenty-Seven Wagons Full of Cotton" e "Unsatisfying Supper". O filme começa com a visão de uma jovem mal vestida, loira, deitada num berço, com um homem calvo de meia idade a espia-la lascivamente por um buraco na parede. Enrolada, e chupando o polegar, ela dorme pacificamente até ouvir o som do homem a alargar o buraco na parede para que possa ter uma melhor visão do corpo da jovem posado provocativamente. Ela sai furtivamente do berço e entra silenciosamente na sala onde confronta Archie, o seu marido. A jovem a quem ele chama de "Doll" fará 20 anos. Quando eles se casaram dois anos antes, Archie tinha combinado com o já falecido pai dela que não consumaria o casamento até ela ter 20 anos.
Quando "Baby Doll" estreou foi denunciado como lascivo, revoltante, sujo, obsceno, moralmente repelente e provocador. Uma crítica na Time afirmava que era o filme americano mais sujo que jamais tinha sido exibido legalmente. Tão forte foi a revolta do público contra o filme, que muitos cinemas foram obrigados a cancelar a sua exibição. Apesar de tal oposição, o filme foi um êxito nas bilheteiras, porque temas como a repressão sexual, luxúria, sedução, decadência moral e corrupção humana atraiam um elevado número de pessoas aos cinemas. O argumento teve um longo atraso de 3 anos por causa de imposições do PCA. Elia Kazan recusou-se a fazer uma das principais mudanças sugeridas, a cena do swing, que afirmavam ser uma cena de sedução muito clara, ao ponto de sugerir que Baby Doll está a ter um orgasmo físico. 
Embora o PCA tenha garantido finalmente o selo de aprovação, o filme foi depois duramente criticado pela Legião Católica de Decência quando estreou em Nova Iorque. Embora os líderes protestantes desafiassem a visão da Legião Católica de Decência e defendessem a "moralidade essencial" do filme, todos os grupos religiosos concordaram que a forma com que a Warner divulgou o filme era questionável. Os cartazes retratavam uma jovem Carroll Baker a fazer beicinho com pouca roupa, posando sedutoramente em pé contra o batente da porta, ou enrolada no seu berço a chupar o dedo. Alguns cinemas que exibiram o filme chegaram mesmo a receber ameaças de bomba.

Sem comentários: