sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Os Amantes (Les Amants) 1958

 Baseado num livro do século 19 chamado "Point de Lendemain" , escrito por Dominique Vivant, mas o filme passa a história para o Século 20. Jeanne Tournier, uma mulher de 30 anos aborrecida com a vida,  casada com um rico editor, sente-se presa e inquieta na província de Lyon, infeliz no casamento porque o marido a ignora. Seguindo o conselho da amiga Maggy, começa um caso em Paris com o playboy Raoul Flores, um homem culto e atraente, que em breve também a aborrece.
"Os Amantes" era um filme intensamente sensual, mas a sua principal objecção não era a visão romantizada do adultério. Em vez disso, os censores de várias cidades opuseram-se à prolongada cena de amor dos últimos 20 minutos. Embora a nudez seja reduzida ao mínimo, a cena entre uma mãe casada de 30 anos, e o arqueologista mais novo foi bastante polémica na sua época. Na Virginia e em Maryland os censores apresentaram aos donos dos cinemas uma lista de cenas a cortar para que o filme fosse mostrado, ao que os donos dos cinemas preferiram não mostrar o filme. Em Nova Iorque tiveram que ser retirados alguns segundos aos 20 minutos finais para que o filme tivesse autorização, e em Memphis, Boston e Providence  o filme foi mesmo mostrado sem os minutos finais, a intensa cena de amor. 
A ocorrência mais famosa em relação a este filme, foi o longo que opôs em tribunal Nico Jacobellis e o Estado do Ohio, um caso que alterou as regras da proibição de filmes para sempre. Em 1959, Jacobellis um gerente de um cinema que passava filmes de arte foi preso sob a acusção de posse e exibição de um filme obsceno. Quando o caso foi a julgamento a acusação era baseada inteiramente na cena de amor dos minutos finais do filme, sendo o exibidor condenado. O advogado apelou da decisão, chegando a ser discutido perante a Suprema Corte do Estados Unidos que decidiu em 1964, cinco anos depois, que o filme não era obsceno perante os padrões dos Estados Unidos. Uma decisão que teve um grande impacto em futuras disputas em tribunal por causa da censura de filmes.

Sem comentários: