quinta-feira, 24 de junho de 2021

A Mulher dos Cabelos Vermelhos (Red-Headed Woman) 1932

A história de Lil, uma rapariga de origem pobre que anseia ser rica, mesmo a trabalhar como secretária. Para atingir o seu objectivo ela fará qualquer coisa ou machucará qualquer um, e o pior é que está habituada a conseguir o que quer. Também gosta de viver um pouco perigosamente, porque tem namorado e tenta ao máximo envolver-se com o seu chefe. 
A razão porque neste ciclo eu estou a focar-me mais em filmes do inicio da década de 30 é porque nesta altura houve uma série de obras que tentaram empurrar os limites do comportamento moral o máximo que os censores permitissem. Tanto puxaram que a corda partiu-se, e este foi um dos filmes que contribuiu para isso. Vários estúdios questionaram porque a MPPDA deu à MGM tanta margem de manobra para fazer este filme, e até mesmo Jason Joy o chefe da SRC cuja função era aprovar ou desaprovar um filme para a estreia, estava inseguro quanto ao efeito potencial do filme, embora o tenha aprovado. 
Depois do filme ser aprovado os jornais de Hollywood questionaram o seu julgamento, que a SRC andava a mostrar favoritismo em relação à MGM, permitindo-lhe uma maior latitude no conteúdo dos seus filmes, que não permitiam a outras produtoras. Como resultado, os outros estúdios esforçaram-se neste período para criar obras que capitalizassem o que eles consideravam o relaxamento temporário dos censores. Em vários estados, no entanto, não se viram as coisas deste modo, e a censura obrigou a que fossem cortadas várias cenas. 
O filme foi exibido para uma audiência substancial, até que foi criado o PCA, em 1934. "Read-Headed Woman" foi um dos 10 filmes que foram mais responsáveis por ter sido criado um código mais restrito, e que viria a dominar a indústria nos próximos anos. Aí este filme foi retirado de circulação dos cinemas americanos, e foi-lhe ordenado que nunca mais fosse exibido. Só voltaria a sê-lo muitos anos depois, em 1988, quando teve edição em VHS.

Sem comentários: