sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Viagem pelo Cinema Indie dos anos 90

 O cinema independente existe desde que o cinema existe, essencialmente é qualquer filme sem o apoio dos grandes estúdios, o que inclui desde a rebelião dos filmes de Charles Chaplin contra o sistema até aos filmes dos anos 70 de blaxploitation. 
Mas embora tenha existido "indies" desde que Thomas Edison monopolizou a tecnologia cinematográfica, o movimento ficou indiscutivelmente mais conhecido nos anos noventa do século passado, quando sucessos como "Sex, Lies, & Videotape" ou "Pulp Fiction" tornaram os seus realizadores nomes conhecidos e influentes. Eram filmes criativos e desafiadores, e alcançaram o público mais convencional, arrecadando dezenas de milhões de dólares, o que levou os estúdios mais poderosos a atraírem outras empresas de cinema independente. 
A década de 90 foi uma década de ouro para o cinema independente na América, uma verdadeira ressurreição dos ideais dos anos 60 e 70. De repente, os geeks do cinema criados como cinéfilos, pegavam numa pequena câmara e com um orçamento minúsculo faziam filmes únicos. Alguns eram cómicos, outros totalmente estranhos, outros obscenos, mas todos partilhavam uma coisa: o bom gosto pelo cinema.
Nos próximos dias, vamos fazer uma viagem pelos meandros deste cinema. Espero que gostem.


PS: tenho andado muito ocupado com uma coisa, que vão saber muito em breve, mas sempre que consiga venho cá postar um filme. 

Sem comentários: