segunda-feira, 9 de novembro de 2020

O Bom Soldado (Kyatapirâ) 2010

1940. Durante a guerra Sino-Japonesa, o Tenente Kurokawa regressa a casa com o prestígio de um soldado condecorado. Sem braços nem pernas, sobrevive com as duras marcas das batalhas travadas em território chinês. Na sua aldeia, os moradores têm esperança que Shigeko, a mulher daquele Tenente, honre o Imperador e a Pátria ao tornar-se um exemplo para todos, cumprindo o seu dever de cuidar daquele «bom soldado»
Escrito por Hisako Kurosawa e Masao Adachi, que voltava a passar trabalhar com Wakamatsu passados vários anos, seria um dos últimos filmes do realizador. Estética, emocional e intelectualmente rude, e brutalmente eficaz, vamos encontrar o lendário realizador marginalizado a fazer pontos óbvios sobre o nacionalismo / militarismo e outros menos óbvios sobre a dinâmica sexual do casamento. Naturalmente, os dois estão intimamente ligados. Wakamatsu aproveita a maior parte da premissa do clássico romance de Dalton Trumbo, "Johnny Got his Gun", e coloca-se ao lado do soldado em casa no contexto de uma pequena localidade afectada pelo patriotismo do tempo da guerra, e concentra a sua atenção na esposa do veterano, dividida entre um senso doutrinado de dever e o crescente senso do absurdo da sua situação.
O filme assumo uma postura anti-guerra clara e dura, com avisos explícitos, imagens cheias de brutalidade, e a questão sobre o significado da guerra e o que ela resultará, ficando completo com imagens de arquivo de documentários sobre a guerra.

Sem comentários: