quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Slacker (Slacker) 1990

O filme retrata um dia na vida de diferentes jovens (maioritariamente) que vivem na cidade de Austin, no Texas e que se sentem maioritariamente deslocados da cidade e da sociedade em que vivem. Vive-se um clima de revolta e apatia, sentimentos típicos dos adolescentes dos anos 90, revoltados com o contexto em que estão inseridos.
"Slacker generation" é uma expressão inglesa utilizada para definir uma geração muito preguiçosa e relaxada. É uma variação do termo Geração X, muito usado na década de 1990, que designava uma geração marcada pela apatia. "Slacker" também foi um dos filmes que ajudou a colocar no mapa o cinema independente americano, entre finais dos anos 80 e inicio dos anos 90, realizado por um novato Richard Linklater, em estreia quase absoluta, e à frente de um elenco onde pontuava ele próprio e um grupo de actores maioritariamente amadores.
O filme é essencialmente uma série de vinhetas interligadas, evita a dramaturgia tradicional para se concentrar na interacção dos personagens e na exploração da visão que estes têm do mundo. Apesar da atenção do realizador aos detalhes, não está interessado em fazer um simples melodrama carregado, mas de fazer um filme profundamente filosófico que vai buscar a sua narrativa estrutural a clássicos como "La Ronde", de Max Ophuls. 


Sem comentários: