terça-feira, 3 de novembro de 2020

Endless Waltz (Endoresu Warutsu) 1995

Um biopic sobre o saxofonista de jazz Kaoru Abe (Ko Machida) e a sua esposa, a famosa escritora Izumi Suzuki (Reona Hirota). Uma espécie de Sid & Nancy para o Free Jazz, começa com Suzuki a marcar o número errado e a falar com Abe. Em vez de desligar ele convida-a para sair, e depressa estão a morar juntos. Sexo, drogas e Ornette Coleman aparecem em destaque na fase inicial da sua relação, e depressa percebem que são almas gémeas. 
Abe é um artista românico, mas também um homem egocêntrico e auto-destrutivo, sujeito a ataques de raiva e ataques epiléticos. Por sua vez Izumi é apresentada pela primeira vez como uma jovem hippie de mente livre, mas conforme a relação com Abe se aprofunda no casamento, e depois na maternidade, Izumi revela ter uma vontade de aço e um pragmatismo, recusando-se a ser a musa de Abe. Esta relação tempestuosa torna-se cada vez mais destrutiva.
Kôji Wakamatsu a passar do território do micro-budget da era do pinku para o que se pode considerar um bastante convencional filme biográfico. Embora haja algum sexo, não é o fulcro central como acontecia nos filmes pinku, e embora também se encontre alguns floreios estilísticos a experiência visual que era um seu filme também está ausente. Wakamatsu tem de lutar com as armadilhas da cinebiografia do jazz - reverência, romantização ou condenação normativa - em qual, qualquer das quais seria difícil caír, dada a vida de vício de Abe. 
Legendas em inglês.

Sem comentários: