domingo, 1 de setembro de 2019

The Wanderers (Matatabi) 1973


Seguimos a vida de três amigos no degrau mais baixo da ordem social da Yakuza (muitas pessoas confundem este filme como sendo sobre 3 Ronin, mas definitivamente esse não é o caso, e fica claro na narração de abertura). Os três protagonistas são de facto toseinins, camponeses errantes que abandonaram a família e o lar por uma vida de aventuras e pequenos crimes, viajando entre as casas da Yakuza em busca de abrigo, trabalho e comida. O filme centra-se na vida de Genta, um jovem em conflito entre o desejo (da família e do amor) e a obrigação (para com o código da Yakuza).
"The Wanderers" pretende ridicularizar qualquer código, uma vez que códigos rígidos frequentemente comprometem a nossa própria moralidade e humanidade. A única personagem que realmente é mostrada a rejeitar um código é a jovem, Okumi, que foge do seu "dono" para ficar com Genta. Ela rejeita firmemente o papel que lhe é dado pelas regras da sociedade para fazer o que é certo, não só para si própria, mas também para os seus três amigos.
O filme foi lançado numa época em que o Japão buscava valores para orientar a sua juventude, e o código Yakuza era muito usado e oferecido como modelo nos filmes daquele período. O ponto principal de Ichikawa era de ridicularizar esses valores, mostrando a Yakuza como um bando de andarilhos de mente pobre, covardes indignos que seguem regras sem nunca as questionar. O ponto de vista de Ichikawa é esclarecido ao longo do filme, sem usar grande ênfase.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: