sábado, 15 de julho de 2017

Cyberpunk

Cyberpunk é um subgénero da ficção cientifica altamente estilizado que combina tecnologia avançada e ciência, junto com uma sociedade tipicamente desintegrada no meio de uma ruptura radical de uma mudança na ordem social. Normalmente é passada num momento do futuro não muito distante, principalmente distópio e pós-industrial e foca-se nos aspectos indústrias “high tech, low life”.
O Cyberpunk pede emprestado muitas técnicas e características do film noir e do filme de detectives duros, e muitas vezes toma uma perspectiva pós-modernistas sobre as falhas de uma sociedade tecnológica. A visão do cyberpunk de um futuro distorcido e distópico contrasta com as visões geralmente utópicas do futuro popular nas décadas de 40 e 50.
O Cyberpunk começou como um movimento literário mas tornou-se um organismo da subcultura. A origem do termo em si vem do livro "Cyberpunk" de Bruce Bethke, lançado em 1983. Desde aí há uma série de autores que geralmente são aceites para fazer parte do corpo do Cyberpunk, entre os quais William Gibson (Gibson é considerado o fundador do Cyberpunk), Bruce Sterling, Pat Cadigan, Rudy Rucker, John Shirley e Lewis Shiner. Também há uma série de livros precursores com temas e imagens fortes que mais tarde foram associados ao género Cyberpunk: "The Demolished Man" (1953) e "The Stars My Destination" (1956) de Alfred Bester, "Do Androids Dream of Electric Sheep?" (1968) de Phillip K. Dick, "Dr. Adder" (Escrito em 1972, mas publicado em1984) de K.W. Jeter, "Gravity’s Rainbow" (1973) de Thomas Pynchon, "The Shockwave Rider" (1975) de John Brunner, e "True Names" (1981) de Vernor Vinge.
Este ciclo será longo, terá cerca de um mês, e mais de 20 filmes. Pretende visitar não apenas os filmes mas também alguns livros que marcaram este género, e que serão publicados em PDF. Iremos deixar de fora alguns filmes que não precisarão de muita exposição, como "The Matrix", mas outros já bem conhecidos serão inevitáveis, mas esta será, sobretudo, uma viagem pelo underground deste popular sub-género.
O mais importante filme do Cyberpunk é "Blade Runner", e já se encontra disponível no blog, aqui.
A nossa viagem pelos filmes do Cyberpunk vão começar um pouco atrás, aos anos 60, e vai acompanhar a evolução deste subgénero até aos dias actuais. Espero que gostem do ciclo. Até amanhã.


Sem comentários: