segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Viagem ao Fim do Universo (Ikarie XB 1) 1963



O ano é o de 2163. Uma gigantesca nave espacial transportando colonos para um novo planeta, mete-se em problemas inesperados quando cruza com uma nave alienígena abandonada apenas habitada por cadáveres. Começam a surgir problemas nos computadores de bordo, e começam a nascer tensões entre os membros da tripulação e os passageiros.
Realizado pelo checo Jindřich Polák, este muito imitado e pioneiro filme, "Ikarie XB 1" é uma das peças fundamentais da ficção científica contemporânea. Antecedeu filmes como "Star Trek" e "2001: A Space Odyssey" e foi claramente uma influência em ambos, bem como em quase todos os filmes de sci fi que se seguiram.
Adaptado do livro de Stanisław Lem "The Magellanic Cloud", de 1955, o filme é passado num futuro longínquo, e segue uma missão para encontrar vida extraterrestre nas profundezas do espaço. Durante uma perigosa missão a tripulação vai enfrentar os efeitos de uma estrela da morte, e os limites da sua própria loucura. Com um fabuloso design e fotografia está imbuído com uma grande seriedade, inteligência e atenção ao detalhe, raramente visto no cinema de ficção científica da altura.
O assistente de Kubrick, Anthony Frewin, confirmou que o realizador viu "Ikarie" como parte de uma pesquisa de pré-selecção para o famoso filme. Uma das razões que o levou a avançar para "2001" foi porque ele via uma grande escassez de inteligência nos filme de Sci Fi de grande orçamento, mas tal não acontecia com Ikarie, que considerou um passo importante para dimensionar o género. Muitas idéias conceituais e de design foram aproveitadas para o filme de Kubrick, os fatos espaciais são muito similares assim como a iluminação interior, os corredores hexagonais, as chamadas telefónicas para os entes queridos, a quantidade de atenção dada aos detalhes não narrativos, e o tema predominante de procurar por algo não especificado, entre outras coisas.
No geral é uma peça realmente interessante de ficção científica, que surpreendeu muita gente quando foi lançado. O twist final foi cortado e substituído pelo distribuidor americano para um final muito mais feliz, mas o final original foi reposto quando o filme foi lançado em DVD, como esta versão aqui presente.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: