sexta-feira, 27 de maio de 2022

O Regresso da Pantera Cor-de-Rosa (The Return of the Pink Panther) 1975

O diamante "Pantera Cor de Rosa" é roubado e apenas uma pista é deixada para trás - uma luva branca, uma assinatura exclusiva do mundialmente famoso ladrão de jóias conhecido como "O Fantasma". O ladrão, há alguns anos reformado, torna-se imediatamente o suspeito número um na lista do Inspetor Closeau, mas desta vez ele está inocente e, numa tentativa de limpar o seu nome, decide procurar o verdadeiro ladrão por meios próprios, ao mesmo tempo que lança o Inspetor Closeau numa caça aos gambozinos. Os métodos absurdos de Closeau levam o Inspetor Chefe Dreyfus à beira da loucura, ao ponto de este equacionar o assassinato de Closeau, para se livrar dele de uma vez por todas!
Em meados da da década de setenta Peter Sellers e o realizador Blake Edwards precisavam de um grande êxito para sustentar a sua carreira, e a escolha ideal seria fazer mais um filme do inspector Closeau, já que era por isto que eles eram mais conhecidos. Edwards estava a tentar fazer uma série de televisão com a personagem, quando o britânico Sir Lew Grade decidiu que iria adquirir os direitos para a sequela para a sua ITC, e a produção da série se tornou um filme. Um filme que seria muito lucrativo, e que voltaria a colocarem os dois homens juntos na produção de duas novas sequelas antes do final da década. Sem dúvida que este "Return" é a melhor das sequelas dos filmes da década de setenta.
Para tornar este filme em mais do que uma pura sequela, Edwards reuniu um grande elenco de apoio a Sellers. No lugar de David Niven, que tinha feito o papel de Sir Charles no filme de 1963, iriamos encontrar Christopher Plummer, que consegue fazer um ex-ladrão convincente, com os seus desentendimentos com a polícia e o submundo do crime organizado tão emocionantes como engraçados. Catherine Schell era um bom contraponto romântico, e Herbert Lom volta ao seu papel original.

Sem comentários: