sábado, 16 de outubro de 2021

Desafiando o Perigo (The Bedford Incident) 1965

 "The Bedford Incident" retrata o choque de vontades nacionalistas durante a guerra fria, e os resultados de um confronto entre as forças dos Estados Unidos e da Rússia. O capitão Eric Finlander, um capitão naval experiente, ganhou uma reputação de capitão confiante, que pode ser duro com as suas tropas de vez em quando. É especialmente exigente com o desempenho de Ensign Ralston, um jovem oficial novo no contratorpedeiro, que Finlander acredita ter potencial se for treinado da maneira correcta - a  sua maneira. A nova missão de Finlander é a atribuição do comando do USS Bedford, um recém lançado destruidor naval, cuja missão é erradicar submarinos hostis do Atlântico Norte.
Devido ao aumento de atenção dos média sobre a guerra fria, o governo deu autorização a um jornal para entrevistar o capitão e documentar as actividades do navio. Ben Munceford é o civil selecionado para acompanhar o navio na sua patrulha de rotina. É um jornalista veterano queparece pouco hesitante sobre o poder, e o capitão deixa claro desde o inicio que vê o jornalista como uma distração desnecessária. Finlander também está chateado com outra decisão do alto comando, a quem ele sente terem prestado um péssimo serviço, enviando um médico substituto.
"The Bedford Incident" é o outro filme selecionado pela Columbia, em conjunto com "Bunny Lake is Missing", para testas as leis da censura inconstitucionais do Kansas.  Apesar de uma condenação informal do filme por exibir uma visão demasiado liberal ao retratar o confronto de um destruidor da marinha com um siubmarino russo como uma situação sem saída, o filme não foi banido nem censurado em mais nenhuma cidade do país. Em Novembro de 1965 a Columbia tentou exibir o filme no Kansas sem pedir selo de aprovação, decisão que foi vedada pelo tribunal. O caso seguiu para julgamento em conjunto com "Bunny Lake is Missing", o filme que vimos no post anterior, tendo a distribuidora levado a melhor.

Sem comentários: