domingo, 24 de outubro de 2021

A Raposa (The Fox) 1967

"The Fox", a adaptação de uma história curta do mesmo nome, escrita por D. H. Lawrence, contém apenas quatro personagens principais. A história gira à volta de duas mulheres, Jill Banford e Ellen March, que se conheceram na universidade, e que vivem juntas numa quinta isolada no Canadá. Jill assume o papel da mulher tradicional, a tomar conta da casa e a cozinhar, enquanto Ellen assume os tradicionais deveres masculinos, de fazer os trabalhos na quinta e servir como protectora de Jill. Cada uma veste-se para acomodar os seus deveres, tornando Jill a mais feminina das duas. O filme pega na criação de Lawrence sobre uma inconsciente atracção lésbica, e torna-o numa relação lésbica intensa e obsessiva, o público vê as duas mulheres na cama a beijarem-se e a abraçarem-se apaixonadamente.
Esta harmonia é ameaçada por uma raposa que ameaça o galinheiro. Ellen tenta matar o animal várias vezes sem sucesso, mas o animal é na realidade uma metáfora para o que está a chegar. Irá chegar um homem que irá atrapalhar as suas vidas, o neto do falecido proprietário da quinta onde as duas jovens vivem, e que decide visitar o lugar de onde tem muitas memórias de infância.
O filme não foi selecionado para passar em muitos cinemas, por causa do selo "Mature Audiences Only", que foi dado pela MPAA. Em 1968, em Jackson, Mississippi, dois polícias acompanhados por um advogado, compraram bilhetes para ver uma das sessões do filme. Imediatamente após a exibição, sem qualquer mandato, apreenderam o filme e prenderam os operadores do cinema, acusando-os de ter violado uma leita estatal do Mississippi, que fazia da exibição do filme um espectáculo "obsceno", sujeito a punição. Os operadores do teatro foram logo julgados e condenados sem poderem apresentar contestação, os seus advogados foram acusados das mesmas violações, e não foi um caso fácil de resolver. Segundo um juiz, o filme era sórdido e bizarro, e continha cenas repulsivas e ofensivas, e que excedia todos os limites de propriedade e decência. A decisão não viria a ser revertida, revelando a profundidade do medo que tópicos lesbianos motivaram na década de 60.


Sem comentários: