sexta-feira, 28 de maio de 2021

O Anjo Azul (Der Blaue Engel) 1930

 "O Anjo Azul", primeiro filme sonoro alemão, foi filmado simultaneamente em inglês e alemão. Josef Von Sternberg construiu o filme à volta de Marlene Dietrich, e tencionava trazê-la para o estrelato. O cenário do cabaret estava destinado a fazer reviver a infância de Von Sternberg, e as canções, que tinham poucas notas,  tinham sido escolhidas de propósito para a voz limitada de Dietrich. A história retrata a queda e humilhação do professor Immanuel Rath, um professor de literatura. Os seus alunos gozam com ele e não mostram interesse nas suas aulas, e preferem passar o tempo a falar e passar fotos da cantora de um clube noturno, que o professor confisca. Determinado a salvar os alunos do que ele acha ser a influência negativa da cantora, decide falar com ela, e vai até ao clube noturno Anjo Azul.
"O Anjo Azul" é uma parábola erótica que expressa o estado do intelectualismo alemão entre as duas grandes guerras. De certa forma, explora a forma como uma mente educada olha para os prazeres sensuais, parte do medo com que certos desejos façam do homem um idiota, até o mais intelectual, tal como Lola Lola faz a Rath. Lola Lola é a fantasia dos adolescentes, com meias altas, maquilhagem e uma cartola. Ela é responsável pela queda do professor da classe média, que se apaixona por ela enquanto tenta salvar os alunos da sua influência. 
O filme foi primeiro criticado na Alemanha. Era um projecto muito pessoal para Von Sternberg, que tratou de tudo com base no seu interesse e obsessão por Marlene Dietrich, por quem estava apaixonado. Por mais pessoal que fosse o filme, Alfred Hugenberg, um político nacionalista da extrema-direita e chefe da Ufa, o estúdio que produziu o filme, viu-o como um ataque à classe média, embora não tenha deixado instruções para que o filme fosse alterado, e, nos Estados Unidos, foi avaliado pela SRC por causa da extrema sexualidade que o filme apresentava, e que segundo algumas opiniões violava o código de decência americano. Acabou por passar com distinção, mas isso não impediu que o fosse proibido em várias cidades de ser exibido, pelos censores locais, como em Pasadena, na Califórnia.
Esta é a versão em alemão, com legendas em inglês.

Sem comentários: