segunda-feira, 17 de maio de 2021

Milarepa (Milarepa) 1974

Uma história inspirada num texto clássico da literatura tibetiana, o filme anda para trás e para a frente no tempo, entre a história do personagem do título, uma mística do século XI, e um jovem ocidental cujas angústias não são muito diferentes, embos divididos entre a busca do conhecimento e a busca do poder.
O ioga tibetiano Milarepa é um dos principais professores de budismo. A sua autobiografia é filmada em paralelo com a história de um jovem dos nossos dias, ambos procurando respostas das mesmas perguntas. Ambos têm mestres com quais cujas decisões não concordam totalmente, e há mulheres cujos papéis são ambíguos. Mestre e discípulo dependem um do outro, na procura feroz da verdade, onde apenas a crença e a honram contam.
Liliana Cavani faz um filme extraordinário que não perde nada do charme dos seus últinos filmes. É uma meditação do destino do homem, e também uma narrativa das vidas paralelas, do homem e da mulher. Um trato filosófico e uma homenagem a Milarepa, que foi selecionado para concorrer para o principal prémio em Cannes. Legendas em Inglês.

Sem comentários: