terça-feira, 11 de maio de 2021

El Santo Oficio (El Santo Oficio) 1974

Gaspar de Carvajal, um dominicano, não vê a sua família desde os 10 anos, quando foi mandado embora para seguir uma vida religiosa. Comparece ao funeral do pai, onde percebe que o corpo foi lavado, depois enterrado numa mortalha e sem caixão. Gaspar diz ao confessor que suspeita que a sua família, os judeus convertidos ao catolicismo, ainda seguem os velhos hábitos. Padre Lorenzo diz que este assunto deve ser levado à Inquisição.
O longo braço da inquisição, ou Santo Ofício, chegou até pelo menos ao século 16 no México (ou Nova Espanha, como era chamada na altura). Muitos católicos espanhóis de origem Moura ou Judaica acharam conveniente fugir para o Novo Mundo para escapar da sufocante atenção da inquisição. Em Espanha, simplesmente ser descendente de um destes povos era suficiente para garantir uma morte horrível por imolação. No Novo Mundo demorou um pouco mais, e este filme mexicano de 1974 relata o sofrimento de uma família que pratica secretamente o judaísmo sendo entregues à inquisição por um membro da família. Curiosamente, um pequeno clã familiar de judeus familiar foi descoberto no Novo México em finais da década de 80 do século passado, tendo conseguido manter a sua fé em segredo durante quase 500 anos.
Realizado por Arturo Ripstein, na altura um jovem mexicano que já tinha trabalhado como assistente de Luis Buñuel, realiza aqui uma das suas primeiras de fição, que o levou direcamente ao Festival de Cannes, para a seleção oficial. Legendas em Inglês.

Sem comentários: