segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Salto no Vazio (Salto nel Vuoto) 1980

O juiz Mauro Ponticelli foi criado pela sua irmã mais velha, Marta. Ela desenvolveu problemas mentais e passou a apresentar tendências suicidas, o que preocupa Mauro. Quando ela parece recuperar, Mauro apresenta-a a Giovanni Sciabola, um talentoso actor. Enquanto a relação entre os dois evolui, Mauro vê-se cada vez mais dominado pelos ciúmes.
Em 1980 foi um dos filmes mais bem recebidos em Cannes, e hoje em dia é, desses filmes, um dos menos conhecidos. Realizado por Marco Bellocchio, que participava pela primeira vez mo festival, contava com um trio de respeito: Michel Piccoli, Anouk Aimee, e Michele Plácido (pouco antes de se iniciar a série "O Polvo").  A evolução entre os irmãos protagonistas dá-se entre o sarcasmo e a ironia, a obsessão pelo suicídio que ronda a casa, o regresso aos salões sombrios onde cresceram juntos. Tudo isto lembra os primeiros filmes de Bellochio, em especial "Pugni in Tasca", e um poesia especial que aparece nos melhores momentos do filme.
O resultado final é inesperado e fascinante. Como na maior parte do seu trabalho o realizador usa os problemas aparentemente mesquinhos dos seus personagens como um espelho do que está a acontecer na sociedade em geral. 
Nota: nas definições de vídeo deste filme, mudem para o formato de 16/9.

Link
Imdb

Sem comentários: