segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Justiça de Guerra ('Breaker' Morant) 1980

A acção passa-se em 1901, durante a Segunda Guerra dos Bôeres, confronto entre o Reino Unido e os bôeres (descendentes de colonizadores holandeses), na África do Sul. Três oficiais do Exército australiano são julgados pelo assassinato de alguns prisioneiros bôeres e um missionário alemão. “É um novo tipo de guerra. Uma nova guerra para um novo século. É a primeira vez que o inimigo não usa uniforme. Eles são agricultores”, diz o tenente Breaker Morant (Edward Woodward), um dos réus, um homem forte que foi em busca de vingança, e acabou executado. A sua história mostra esse novo tipo de guerra, que ficaria ainda mais claro décadas depois, em confrontos como o do Vietname.
Muito bem filmado, ainda melhor interpretado, meticulosamente dirigido, e cuidadosamente escrito, "Breaker Morant" não é apenas um dos melhores filmes australianos já feitos, mas também é um dos melhores dramas da sua época. Apresentando uma história complexa sobre coragem, cobardia, política, violência e guerra, o filme dramatiza um acidente infame da vida real, que ocorreu no início do século XX, no lugar que mais tarde se chamou de África do Sul. No meio da tempestade que seria a segunda guerra dos bôeres, travada entre as forças do império britânico e os que resistiam ao domínio britânico, três oficiais de um regimento australiano que serviam o Reino Unido, são acusados de matar combatentes desarmados, incluindo um padre alemão, como represália pelo assassinato dos homens do seu regimento. 
Co-escrito e realizado por Bruce Beresford, usando a peça de Kenneth J. Ross, "Breaker Morant", como base, este filme, elegantemente construído, segue o julgamento dos australianos, e inclui flashbacks importantes no campo de batalha, e mostra-nos a imagem de um conflito onde as regras de envolvimento eram obscuras. 
O filme foi nomeado para a Palma de Ouro, e conseguiu também uma nomeação para o Óscar de Melhor Argumento adaptado. 

Link
Imdb

Sem comentários: