domingo, 11 de dezembro de 2022

The Monster (The Monster) 1925

O nervoso aspirante a detetive Johnny anda em busca de um homem desaparecido e investiga acontecimentos estranhos num asilo abandonado, que agora é “operado” pelo louco Dr. Ziska, interpretado por Lon Chaney.
O realizador Roland V. West revisitou o território de "The Monster" novamente no sucesso do ano seguinte, "The Bat", e mais tarde, desta vez com som em The Bat Whispers (1930) (filme pelo qual é mais recordado - bem, ficando depois conhecido por no leito da morte confessar que assassinou a namorada  da altura, Thelma Todd). "The Monster" é o menos conhecido desta trilogia da casa escura de West e, embora seja o mais fraco dos três, mantém o interesse por vários motivos.
Alçapões, porões secretos e uma cadeira eléctrica são os adereços do mundo dos sonhos de West. O Ziska de Chaney é surpreendentemente elegante. Ziska exibe um sorriso ameaçador o tempo todo, tornando-o um possível primeiro membro dos Three Stooges de Grand Guignol, que podiam incluir Lionel Atwill e Bela Lugosi. Ziska é homem o suficiente para ficar excitado quando amarra a pobre Betty à mesa. 
"The Monster" não é grande cinema, não é o melhor de West, o melhor de Chaney ou o melhor filme de Old Dark House (James Whale faria-o sete anos depois), mas é cinema "pulp" com uma boa qualidade.

Sem comentários: