sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

A Trindade Maldita (The Unholy Three) 1925

Três artistas secundários deixam as suas vidas de cativeiro e transformam-se no "The Unholy Three". Echo, o ventríloquo, assume o papel de uma velha e gentil avó que administra uma loja de pássaros. Tweedledee, o "twenty inch man", torna-se no seu neto, e Hércules é o assistente. Logo uma incrível onda de crimes é lançada a partir da pequena loja.
Refeito como um talkie em 1930, também interpretado por Lon Chaney, no seu último papel  - é conhecido principalmente como o precursor temático do filme de Tod Browning  "Freaks" (1932). Ambos contam com o anão Harry Earles; ambos apresentam um homem forte chamado Hércules; e ambos lidam com artistas secundários que decidem vingar-se da sociedade “normal", e são também, os dois realizados por Tod Browning. Além dessas semelhanças superficiais, no entanto, os filmes diferem um pouco: enquanto "Freaks" celebrava os desajustados cirquenses como um grupo coletivo que ficaria contente desde que fosse respeitado, "The Unholy Three" apresenta os artistas como explorados e insatisfeitos, ansiosos por usar as suas habilidades. ou diferenças para ganho criminoso.
Embora não seja um filme totalmente bem-sucedido, há muito a recomendar sobre "The Unholy Three": Earles é particularmente assustador (e mais eficaz do que em Freaks) como um homem de 20 anos que pode facilmente passar por um bébé chorão; e Lon Chaney tem mais uma interpretação estelar como Echo e a "Granny O'Grady" de costas curvadas e óculos. 

Sem comentários: