sexta-feira, 28 de outubro de 2022

O Choque (The Shock) 1923

Um gang de chantagistas envia um aleijado a São Francisco para expor um banqueiro que andavam a chantagear. No entanto, o aleijado conhece e apaixona-se pela filha do banqueiro.
Ao lado das habilidades dramáticas de Chaney (ninguém poderia evocar um olhar de desgosto de forma tão clara e eficaz), The Shock também dá ao actor uma ampla oportunidade de mostrar as suas habilidades físicas únicas (passar a maior parte do filme de muletas não deveria ter sido fácil, mas em praticamente todas as cenas, acreditamos estar a ver alguém que sofre de uma deficiência debilitante). E enquanto a história em si não é novidade, o realizador Lambert Hillyer acrescenta algumas cenas “grandes” para aumentar o drama (uma explosão que leva a história numa direção decididamente diferente, mas mesmo isso não é tão grande em comparação com a sequência climática).
Quem está familiarizado com a carreira de Lon Chaney provavelmente já viu uma dúzia de filmes como este, mas ao mesmo tempo provavelmente apreciará a hipótese de ver o grande actor mais uma vez a fazer o que fazia de melhor.

Sem comentários: