sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Iniciação Carnal (Carnal Knowledge) 1971

 "Carnal Knowledge" relata a história de dois colegas de quarto na universidade, Sandy e Jonathan, e as suas relações conturbadas com as mulheres, desde o final da década de 40 até à década de 60. Os críticos frequentemente comentam que este é um filme desconfortável para muitos homens assistirem, porque muitas das interacções humanas são comuns, mas também disfuncionais. Sandy e Jonathan abordam as mulheres de formas diferentes. Sandy é tímido e desajeitado e afirma sentir-se atraído pelas mulheres por causa da sua sensibilidade e inteligência. Em contraste, Jonathan é ousado e misógino, selecionando as mulheres com base nos seus recursos físicos. Quando os dois conhecem uma bela rapariga de nome Sandy numa festa da faculdade, Jonathan descarta-a porque os seus seios são muito pequenos. Sandy namora com ela e descobre que ela sexualmente apaixonante, embora virgem. Quando Jonathan descobre, convida-a para saír, e também se envolve com ela.
 "Carnal Knowledge foi aclamado como um dos 10 melhores filmes de 1971, mas em Março de 1972, um júri de Albany, na Geórgia, considerou o filme obsceno, e condenou o operador do cinema Billy Jenkins por distribuir material obsceno. O caso foi a julgamento no tribunal superior de Dougherty Country, e  juiz considerou Jenkins culpado. O júri baseou a sua decisão no estatuto de obscenidade da Geórgia, que podia variar de intérprete para intérprete. 
De apelação em apelação, o caso chegou ao Tribunal Supremo dos Estados Unidos, mais de dois anos depois, e finalmente Jenkins conseguiu ser ilibado do caso. Realizado por Mike Nichols, o filme foi um enorme sucesso comercial, e foi visto por quase 20 milhões de espectadores.

1 comentário:

JF disse...

Grande filme, com interpretações de alto nível por parte de Jack Nicholson e Art Garfunkel.