segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Titicut Follies (Titicut Follies) 1967

Este documentário regista cenas de maus tratos a presidiários e as condições numa prisão para criminosos loucos, contrastando com cenas de uma musical executado pelos pacientes e pela equipa dentro do mesmo local. Um dos documentários mais perturbadores já feitos, é honesto e inflexível no seu retrato dos horríveis abusos nesta instituição. Mais importante, Frederick Wiseman, esperava que o filme lançasse luz sobre o tipo de sociedade que trataria os menos afortunados dos seus membros, nesta forma desumanizante e cruel.  
"Titicut Follies" foi o único documentário a ser mostrado no festival de Nova Iorque de 1967. Recebeu algumas críticas bastante positivas e foi também assunto de vários artigos nos jornais e revistas que elogiavam a coragem do realizador, condenando as condições que este expôs. Pouco depois do filme estar concluido, Wiseman tentou mostrar o filme em Massachusetts, mas os legisladores estaduais proibiram de imediato, quando um juiz decidiu que as representações de reclusos nús, ou exibindo manifestações de extrema "doença mental" constituíram uma intrusão indecente nos aspetos privados das suas vidas. Os advogados do distribuidor apelarem da decisão, e o tribunal modificou a proibição para que o filme pudesse ser exibido para "legisladores, juízes,  advogados, médicos, psiquiatras, estudantes desses ou campos relacionados, e organizações que lidam com os problemas sociais de cuidados de custódia e enfermidades mentais. 
Segundo um juiz, o filme era ao mesmo tempo uma acusação contundente das condições desumanas que prevaleciam dentro de uma instituição do estado, e uma inegável violação da privacidade dos prisioneiros do filme, que são mostrados nus e envolvidos em actos que inquestionavelmente embaraçariam um individuo de sensibilidade normal.  O público pode e tem o direito de saber o que se passava nas instituições públicas, mas aqui este direito estava em conflito com o "interesse do indivíduo na privacidade e dignidade". Assim, a recusa do tribunal em rever o caso afirmou as limitações do tribunal inferior. 
Os funcionários da instituição de Bridgewater também entraram com uma acção contra o filme para proibir este de ser exibido por motivo de difamação e invasão de privacidade. O tribunal não lhes deu razão, mas até 1991 o filme permaneceu restrito aos profissionais que eu referi em cima. 

Sem comentários: