terça-feira, 6 de abril de 2021

Symptoms (Symptoms) 1974

As melhores amigas  Helen (Angela Pleasence) e Anne (Lorna Heilbron) fazem uma pausa na isolada mansão da campo da primeira, que fica situada no meio de uma floresta ao lado de um lago isolado. Não há quase ninguém nas redondezas e estão bastante longe da aldeia mais próxima, e essa é a paz e tranquilidade que Helen precisa porque tem uma história altamente tensa, e recentemente sentiu-se atraída por uma amizade que acabou mal. Mas, na verdade, nada neste lugar é o que parece, nem sequer a amiga...
Realizado pelo espanhol José Ramón Larraz. que no inicio da década de setenta fez quatro filmes em Inglaterra, todos eles criando uma atmosfera opressiva. Este foi um deles, e conseguiu ser uma das duas submissões do Reino Unido para o Festival de Cannes de 1971. Pouco tempo depois da sua estreia o filme desapareceu do mapa, e andou desaparecido durante vários anos, entrando para a lista dos filmes mais procurados pelo Britsh Film Institute. Mais tarde o negativo original foi encontrado, e posteriormente o filme restaurado.
"Symptons" era uma obra que lidava mais com a atmosfera do que com o sexo e a violência com que Larraz era então conhecido, muito perto do cinema de Roman Polanski e de Nicolas Roeg em alguns filmes. O elenco era um dos pontos mais fortes, com especial destaque para Angela Pleasence, filha de Donald Pleasence, que traz uma fragilidade muito importante para a sua personagem, e Peter Vaugh, o estereotipo assustador que rouba algumas das cenas mais importantes. 
"Symptoms" foi uma surpresa ter aparecido na seleção oficial de Cannes, mas uma boa surpresa.

Sem comentários: