quinta-feira, 29 de abril de 2021

Filhas, Filhas, Só Filhas (Abu el Banat) 1973

Um homem com oito filhas, e sem esperança de arranjar um herdeiro, arranja uma amante para consolar-se. Depois consulta um mágico que lhe dá uma lista de instruções sobre como fazer um filho. Depressa a sua esposa estará grávida novamente.
"Abu el Banat" é um filme israelita em hebraico realizado pelo mesmo homem, Moshé Mizrahi, que nos deu os adoráveis  "I Love You, Rose" e "The House on Chelouche Street". O tema central reflecte a cultura dominada pelo homem do médio oriente, mas qualquer um pode simpatizar com Shabtai, o protagonista, proprietário que tem uma casa grande e oito filhas, mas quer um filho. Passa por todas as consultas e rituais concebíveis, muitos deles superstições ridículas, para garantir que o seu próximo filho seja um rapaz. 
Uma comédia de costumes israelita de um realizador que apesar de ser jovem, e de ir apenas no seu quinto filme, já tinha uma carreira internacional muito interessante. "The House in Chelouche Street" já tinha concorrido numa edição anterior do Festival de Cannes, e tinha sido nomeado para o Óscar de melhor filme em língua estrangeira, exactamente o mesmo que tinha alcançado "I Love You, Rose". Com este filme Mizrahi concorria pela terceira vez consecutiva na seleção oficial.
Legendas em inglês.

Sem comentários: