segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

In the Company of Men (In the Company of Men) 1997

Durante uma viagem de negócios de seis semanas, dois executivos rejeitados e frustrados com as suas vidas amorosas decidem vingar-se. Eles escolhem a mulher mais vulnerável e pura possível, e tentam arruinar a vida dela.
Filme de estreia do realizador e argumentista Neil LaBute, é um daqueles filmes que não apenas ignora as convenções de Hollywood, como também as despreza. Estreou com grande aclamação da crítica no festival de Sundance de 1997, e inicialmente teve grandes problemas para conseguir um distribuidor. A razão é simples: por cauda da sua descrição brutalmente directa de certos aspectos do actual clima social norte-americano. É impossivel assistir a este filme sem sentir desconforto.
O filme não segue uma linha linear. No início tudo aparece aparentemente simples, mas há camadas de complexidade a cada momento. Conforme a história se desenvolve torna-se dificil discernir uma acção simples de uma com duplo significado, e os motivos, antes claros, tornam-se obscuros. Aos poucos a verdade começa a afirmar-se, para quem realmente entende o que move estas personagens, e o fim é inevitável. 

Sem comentários: