quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Deuses e Monstros (Gods and Monsters) 1998

Em 1957, James Whale, um realizador homossexual que fez grande sucesso no passado a fazer filmes de monstros, sente-se solitário e começa a contar as suas experiências para o seu musculoso jardineiro. Mesmo desconfiado dos interesses do patrão, a amizade deles cresce e o jardineiro é pago para posar para ele, porque o realizador agora é pintor. Estes acontecimentos ocorrem sob os olhares vigilantes da sua governanta, que, conhecendo bem o patrão, quer evitar que ele se envolva com o jovem.
Em plena idade de ouro de Hollywood, James Whale foi encontrado morto na piscina da sua casa, suicídio. Naquela momento, o realizador inglês emigrado não fazia um filme desde que se tinha aposentado do cinema no inicio dos anos 40, para viver como pintor. Era um homem assumidamente gay numa Hollywood urbana, mas fechada, dos anos 30, onde tinha sido rejeitado pela sua imprudência sexual / profissional. 
Realizado por Bill Condon, na sua segunda longa-metragem. "Gods and Monsters" é um relato especulativo dos últimos dias da vida de James Whale, inventando personagens, e baseando o filme no livro de Christopher Bram "Father of Frankenstein". Vencedor do Óscar de Melhor Argumento, o filme vive também do belíssimo trabalho dos actores, com Ian Mckellen e Lynn Redgrave em destaque, a serem também nomeados nas suas categorias. 

Sem comentários: