quinta-feira, 28 de maio de 2020

Oh! Amigos Meus... (Amici Miei) 1975

A história de quatro amigos, playboys cinquentões - depois tornam-se cinco - que cultivam o antigo gosto toscano das brincadeiras, às vezes burlescas, às vezes cruéis. Mantêm-se juntos pela vontade de gozar e de não levar nada a sério, nem a si próprios.
"Amici Miei" deveria ter sido o último filme de Prieto Germi, um dos mestres da comédia italiana. Escreveu o argumento, mas não conseguiu dirigir o filme por causa da doença ir já em estado avançado. Faleceu em 1974, um ano antes da estria deste filme, que acabou por ir parar ás mãos de Mário Monicelli, que acabou por fazer um óptimo trabalho. O filme fez um enorme sucesso de bilheteira, que acabou por gerar mais duas sequelas, em 1982 e 1985.
Passado na Toscânia, uma região na Itália conhecida pelo seu humor cruel e sarcástico, o filme segue quatro amigos interpretados por Ugo Tognazzi, Gastone Moschin, Phillipe Noiret, e Duílio Del Petre, aos quais depois se junta outro interpretado por Adolfo Celli, no  seu dia a dia de pregar partidas cada vez mais grotescas. Todos na casa dos cinquenta, eles têm dificuldade em lidar não apenas com as suas esposas, mas também com os seus filhos e familiares, que consideram o seu humor infantil e fútil. Porque muitas das suas piadas dependem da linguagem nonsense italiana, muitas das suas piadas são difíceis para serem percebidas para alguém com conhecimento limitado da língua italiana.

Link
Imdb

Sem comentários: