domingo, 13 de outubro de 2019

Outra Terra (Another Earth) 2011

O título do filme de Mike Cahill, "Another Earth", refere-se literalmente a um novo planeta exactamente como o nosso, que de repente aparece na extremidade do sistema solar, e se aproxima cada vez mais, ano após ano, até dominar o céu. Em outro nível, no entanto, o título alude ao desejo humano da capacidade de voltar atrás e refazer algum momento no tempo que alterou irrevogavelmente a nossa existência. Para a protagonista do filme, Rodha (Brit Marling) 17 anos e muito talentosa, esse momento esse momento ocorre na mesma noite em que a segunda Terra é descoberta, quando ela está envolvida num acidente de carro que destrói a sua vida, e a de John Burroughs (William Maphoter), um músico e compositor. 
O terreno emocional do filme é renderizado com habilidade, e os visuais são uma mistura, com Cahill (que foi o seu próprio director de fotografia) a voltar-se a para a estética verité enigmática, com um trabalho de câmara trémulo cheio de zooms rápidos. A única longa metragem de Cahill até então, tinha sido o documentário de 2004 pouco visto "Boxers and Ballerinas" que co-realizou com Marling, mostra-se bastante hábil a transmitir uma surpreendente profundidade com visuais minimalistas que se adaptam ás origens independentes do realizador. O filme também é bastante ajudado pela banda sonora assombrosa do grupo Fall on Your Sword, cuja mistura de electrónica e orquestrações tradicionais funciona lindamente com o cruzamento do filme entre a ficção cientifica e o chamber drama.
Ganhou dois prémios importantes no festival de Sundance, enquanto que Brit Marling venceu o prémio de Melhor Actriz em Sitges, com o filme a ter ainda destaque em inúmeros festivais, como Deauville, Locarno, San Diego, entre outros.

Sem comentários: