quarta-feira, 9 de outubro de 2019

1 (1) 2009

Uma livraria famosa pelas suas raras obras é misteriosa e completamente cheia de cópias de um livro intitulado "1", que parece não ter um editor, ou autor. O estranho almanaque descreve o que acontece a toda a humanidade no espaço de um minuto. Uma investigação policial começa, e a equipa da livraria é colocada em isolamento pelo Bureau for Paranormal Research (RDI Reality Defense Institute). À medida que a investigação avança a situação torna-se mais complexa e o livro mais conhecido, suscitando inúmeras controvérsias (políticas, científicas, religiosas e artísticas). Atormentado por dúvidas, o nosso protagonista tem de enfrentar os factos: a realidade só existe na imaginação dos indivíduos.
Uma das adaptações cinematográficas menos conhecidas da obra de Stanislaw Lem, o famoso escritor polaco de ficção científica, chega-nos da Hungria, pela mão do realizador Pater Sparrow, baseado em "One Human Minute", uma colecção de três ensaios apócrifos com a peça-título escrita na forma de uma crítica de um livro imaginário de dados estatísticos, uma compilação de tudo o que acontece com a vida humana no espaço de 60 segundos. 
O tema central do filme é o homem. Paradoxalmente limitado pelo seu intelecto, e impotente quando confrontado com casos estranhos, como o surgimento repentino de um estranho almanaque numa livraria de elite.  É mais um filme do género fantástico que nos chega do leste da Europa, com pouca visibilidade no Ocidente, mas com um punhado de prémios em festivais pelo mundo fora, incluíndo o Fantasporto.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: