sábado, 10 de agosto de 2019

Punishment Room (Shokei no Heya) 1956


Katsumi é um estudante universitário que não tem respeito nem pelos seus pais trabalhadores, nem pelos professores, nem mesmo pelos amigos. Ajuda um amigo a obter um financiamento para uma dança, humilhando o seu pai no banco onde este trabalha. Depois droga e viola Akiko, uma das suas colegas estudantes, que se apaixona por ele, embora ele pareça indiferente. Ele gosta de incitar um gang rival num salão de bilhar, mas acabar por ir longe demais a tentar provar a sua coragem…
Tal como "Rebel Without a Cause", "Kids", e outros filmes populares sobre adolescentes em fúria que mostram os jovens a portarem-se muito, muito mal, "Punishment Room" causou um enorme tumulto quando foi estreado no Japão. Os conservadores tentaram bani-lo, organizaram piquetes junto dos salas onde o filme era exibido, para além dos debates públicos que tentavam salientar os seus deméritos. Mas ao contrário de outros filmes que perderam muito do seu impacto ao longo do tempo, este mantém toda a sua brutalidade. A sequência onde o protagonista viola a sua colega estudante ainda é chocante, mas ainda mais interessante é a resposta da jovem. E a prolongada sequência final, de onde provém o título internacional do filme, pode muito bem ter servido de inspiração para uma famosa sequência de "Reservoir Dogs", de Tarantino.
Mas, para lá do valor da violência e do choque, a importância de "Punishment Room" reside no seu estilo duro e impiedoso. A realização habilidosa de Ichikawa e o estilo niilista construídos em cenários pouco iluminados, centrados em jovens desencantados, levaram o filme a ser uma importante influência para a chamada "Nova Vaga" do cinema japonês, da qual fariam parte filmes como "Cruel Story of Youth", de Nagisa Oshima.  Este filme também seria do mesmo ano que "Crazed Fruit", de Kô Nakahira, considerado o primeiro filme desse movimento, e que já passou pelos Thousand Movies, para os mais atentos.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: