segunda-feira, 4 de março de 2019

Pensione Paura (Pensione Paura) 1978

Francesco Barilli já tinha provado ser um grande talento a criar uma atmosfera de pesadelo com seu mais famoso filme "Il Profumo Della Signora em Nero" (1974), e enquanto esse é uma verdadeira jóia, o seu segundo Giallo "Pensione Paura", de 1977, não lhe fica muito atrás. Com apenas alguns assassinatos e uma história obscura que não está muito preocupada com a série de crimes, "Pensione Paura" não é exemplo típico para o género Giallo. Passada numa casa de hóspedes na zona rural da Itália na fase final da 2 ª Guerra Mundial, "Pensione Paura" mantém uma espessa atmosfera de pesadelo, o que faz o filme parecer um sonho febril sombrio, por vezes. Bonito, mas incrivelmente estranho, o filme exala uma atmosfera constante da desgraça que é intensificada por personagens para lá de dementes, e uma banda sonora magnífica que se destaca entre as melhores do género.
Quando a 2 ª Guerra Mundial se aproxima do fim, Rosa (Leonora Fani) e a mãe Marta (Lidia Biondi) estão mantendo uma misteriosa velha hospedaria aberta para um grupo de pessoas dementes, entre eles o sórdido e sinistro playboy Rodolfo (Luc Merenda), assim como o amante de Marta (Francisco Rabal), que está escondido de alguém. Rosa, que aguarda ansiosamente o regresso do pai da guerra, anda a escrever cartas para ele diariamente ... Como em qualquer Giallo, é claro, há uma série de homícidios envolvidos, e a velha e decadente guest-house, em decomposição, tem uma configuração imaginável. Leonora Fani está muito bem no papel de adolescente inocente, uma personagem que facilmente sentimos estar com medo. O resto dos personagens são quase totalmente dementes. Um actor italiano de culto, Luc Merenda ("Torso", "Milano Trema", "L'Uomo Senza Memoria", ...) tem o papel masculino principal, e é brilhantemente sinistro. Outra grande personagem é interpretada pelo actor espanhol Francisco Rabal .
"Pensione Paura" é um exemplo fantástico do poder atmosférico do filme de terror italiano. Sem mostrar nada explicitamente 'horrível' na primeira parte, o filme mantém uma atmosfera estranhamente bela e exclusivamente de pesadelo e tristeza pura, desde o início até ao fim. Enquanto o filme não é muito sangrento para os padrões italianos do terror, mas é completamente intransigente.

Link
Imdb

Sem comentários: