quinta-feira, 26 de junho de 2014

Police Tactics (Jingi Naki Tatakai: Chojo Sakusen) 1974

Enquanto os três primeiros filmes retratavam a vida criminosa no Japão, numa luta violenta pelo poder, este posicionava-se numa direcção diferente. A ilusão de honra que estes guerreiros levaram anos a manter, começava a dissipar-se, deixando o cadáver de muitos gangsters no seu rasto. O castelo de cartas começava a entrar em colapso com toda a fúria que se tinha tornado a marca deste franchise, e "Police Tactics" está lá para capturar cada segundo trágico.
Seguindo os eventos de "Proxy War", o veterano da Yakuza Shozo Hirono (Bunta Sugawara) desembarcou em águas quentes, entre os seus irmãos criminosos. Com a familia Muraoka a continuar a expandir o seu império sob a liderança de Yoshio Yamamori (Nobuo Kaneko), Shozo continuar a guardar um rancor de década contra o seu antigo líder. Infelizmente, esta raiva resultou numa guerra prolongada entre os chefes de várias familias, que estão ansiosos por lhe pôr um fim. Mas, como se vinganças de longa data não bastassem, estes clãs estão sob pressão de outra fonte: a lei. Com o povo a revoltar-se contra as actividades violentas da Yakuza, a policia começou a reprimir as actividades no submundo do crime, usando a imprensa para angariar ainda mais apoio. Os mais velhos da Yakuza esperam um fim pacífico para tal tumulto, mas os mais violentos esperam dar-lhe um fim tão brutal como começou...
"Police Tactics" desde o início que deixa claro que esta saga está a chegar ao final. A mudança está definitivamente no ar, e o exemplo disso é o destaque que a polícia tem neste episódio. Nos capítulos anteriores o foco era quase todo em Shozo e no seu gang, mas aqui, os polícias decidem que realmente basta de guerras. Eles são mostrados como uma ameaça onipresente, uma força sem rosto, que trabalha contra e a favor da história. É interessante o modo como é adicionado o perigo constante aos homens da Yakuza, mas também seria mais interessante se a polícia tivesse uma figura única que a representasse. Mas, Fukasaku transmite bem o seu ponto de vista, e de forma consistente, lembrando os personagens que o momento para pagar os seus pecados está próximo.
Tal como em "Deadly Fight in Hiroshima", a história de Shozo Hirono passa a ser mais secundária, mas o filme acaba por ser bem mais interessante que o anterior.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: