quinta-feira, 6 de abril de 2023

Ri, Palhaço, Ri (Laugh, Clown, Laugh) 1928

Uma menina é encontrada e adotada por uma dupla de palhaços de circo em tournée. Anos depois, a jovem vê-se dividida entre uma atração por um rico herdeiro italiano e o palhaço que a encontrou quando criança.
Baseado na peça de David Belasco e Tom Cushing, “Laugh Clown Laugh” é uma mistura um tanto estranha. Melodramática, a história atinge um crescendo poderoso que produz resultados trágicos; embora a premissa, da figura paterna a apaixonar-se pela mulher que ele conhece à distância desde a infância, ecoe a relação mais contemporânea que rendeu o estado civil de Woody Allen. Não é realmente tão perturbador no filme (devido à caracterização autoconsciente e medrosa de Lon Chaney e a um conselho de censura altamente conservador).
Considerando que “The Ace of Hearts” foi filmado usando filme ortocromático – que exigia que os actores usassem maquiagem mais pesada e pálida – “Laugh” foi filmado usando o material pancromático mais versátil. Com menos maquiagem, os tons de cinza e detalhes de foco são muito aprimorados e, com uma fonte de impressão melhor, a transferência é mais imaculada. Embora não seja creditado na sequência do título principal, “Laugh” foi fotografado por um dos maiores diretores de fotografia a preto e branco de Hollywood – James Wong Howe – e a sua genialidade para iluminação rica, fundos texturizados e beleza de composição dominam este filme elegante.

Sem comentários: